Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
Vereadores da Câmara de Araçagi participaram de uma audiência pública no auditório da sede da Promotoria de Justiça de Guarabira. A audiência foi realizada pela Ouvidoria do Ministério Público da Paraíba, na última quinta-feira (26), e teve como o objetivo de ouvir as principais demandas locais.
O evento foi conduzido pelo ouvidor, procurador de Justiça Aristóteles de Santana Ferreira, e teve a participação da ouvidora substituta, procuradora de Justiça Sônia Maria de Paula Maia, do 1º promotor de Justiça e coordenador da Promotoria de Guarabira, Lean Matheus de Xerez, e da 2ª promotora de Justiça de Guarabira, Danielle Lucena da Costa Rocha.
Representando o Legislativo de Araçagi, participou o presidente Melqui Gomes e os vereadores Jandilson Figueiredo, Marinaldo Luiz, Fabiana Malheiros e Beto Mariano. Além deles, estiveram presentes as secretárias de Educação e Assistência Social, Rosineide Marinho e Danielly Pessoa Evaristo, respectivamente; de cidadãos, prefeitos dos municípios que compõem a Promotoria de Guarabira, gestores municipais, membros do poder legislativo, delegado de Polícia Civil, policiais militares, secretários municipais, conselheiros tutelares e representantes da sociedade civil.
Na abertura, o ouvidor Aristóteles Santana fez as saudações e agradecimentos iniciais, ressaltando a presença da ouvidora substituta, procuradora Sônia Maia. Em seguida, explicou que objetivo do evento é promover o diálogo com os cidadãos, ouvindo dos presentes seus reclamos e anseios. Por fim, agradeceu ao promotor de Justiça coordenador pela recepção e por todo esforço desenvolvido para que a audiência pudesse ser realizada.
Presente no evento, o presidente Melqui Gomes enfatizou que a participação do Legislativo na audiência é fundamental. “Demonstra nosso comprometimento com a transparência, a democracia e a busca por soluções concretas para os desafios que enfrentamos. Juntos, podemos identificar problemas, discutir soluções e trabalhar em direção a um futuro mais próspero para Araçagi.
Mecanismos de acesso
O servidor da ouvidoria, Glebson Robério Leite de Souza, explicou os mecanismos de acesso pela população a Ouvidoria do MPPB para apresentação de suas manifestações, informando que a órgão conta com a plataforma digital, através de acesso ao site do Ministério Público da Paraíba, como também através de WhatsApp, e-mail e telefone fixo. Ele esclareceu ainda que todas as manifestações devem vir com a maior quantidade de informações possíveis e que todas terão os devidos encaminhamentos aos órgãos de execução. Por fim, informou que todas as informações estavam disponíveis nos materiais gráficos que haviam sido disponibilizados.
Além disso, durante a audiência, foram sanadas algumas dúvidas referentes ao sistema de triagem desenvolvido pela Ouvidoria e pelos órgãos de execução das manifestações recebidas.
Diálogo
A audiência pública contou com a presença de mais de 52 pessoas. O momento foi marcado pela participação dos conselheiros tutelares dos municípios que integram a Promotoria de Justiça de Guarabira. Eles reivindicaram uma maior atenção dos poderes públicos com a rede de proteção às crianças e adolescentes, principalmente quanto à falta de equipe específica para realização de escuta especializada sobre possíveis situações de violência, principalmente nas questões envolvendo abuso sexual contra criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado das vítimas; a criação de uma delegacia especializada para o atendimento das crianças e adolescentes; a criação na comarca de uma casa de acolhimento e de passagem; apoio dos poderes públicos para um atendimento mais eficaz as crianças com autismo; e a resolutividade quanto a questão da situação das famílias venezuelanas que ficam pelas ruas da comarca, na maioria das vezes com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Outro tema tratado foi relacionado às políticas públicas voltadas aos direitos da saúde, principalmente quanto à falta de atendimento ortopédico e traumatológico. Também foi abordada a situação precária de funcionamento do mercado público de Guarabira, como também da falta de abastecimento de água no município de Cuitegi, mais precisamente nas comunidades da Malhada e Conjunto Novo.
Ainda, foi exposto a preocupação da população da cidade de Araçagi quanto à organização de um evento de manobras de motocicleta nas vias públicas da cidade, ocasionando receio e insegurança aos cidadãos.
A audiência pública foi marcada pelo diálogo entre os promotores de Justiça e os cidadãos, por meio do qual os membros responderam perguntas, esclarecendo várias dúvidas do público presente.
Assessoria de Comunicação com MPPB
Major Nadja Karla Araújo dos Reis Lira, comandante da 2ª CPTRAN, esteve presente para esclarecer questões sobre sinalização, condutas de trânsito e as multas recorrentes, tema de reclamações da população.
Medida altera o Art. 52 da Lei Municipal n° 227/2010, estabelecendo novas diretrizes para o regime de trabalho e remuneração dos educadores.
Além desse, parlamentares aprovaram outros dois projetos que denomina bairro e praça de eventos.